domingo, 8 de março de 2009

Mobvis - Tagueando o mundo real



Mobvis é um projeto que visa utilizar as cameras de celulares para hiperlinkar o mundo real, ao fornecer informações sobre pontos turísticos com a ajuda do GPS e a câmera do dispositivo móvel. Através de um aplicativo que roda em celulares, os usuários apontam os aparelhos, por exemplo, para um prédio ou monumento e imediatamente tem acesso a informações sobre eles. Essa mesma informação visual pode também ser usada para triangular a posição dos usuários do sistema, para que saibam exatamente onde estão mesmo sem terem um receptor GPS.

Mas a idéia do Mobvis é adicionar informações aos lugares físicos, e esse geotagging permite construir mapas mais dinâmicos com conteúdo colaborativo, pois fornece aos usuários informações sobre pontos turísticos através do uso da câmera do celular (reconhecimento do lugar) e, em breve, do GPS (localização do usuário). Mas o usuário não só recebe as informações, mas colabora também produzindo informações e conteúdos para serem compartilhados.

Desenvolvido por pesquisadores da Eslovênia, o projeto Mobvis tem um imenso banco de dados com fotos de prédios e monumentos da Europa. Quando o usuário liga a câmera, o software compara a imagem mostrada por ele com as que estão registradas em seu banco de dados e, se o lugar estiver cadastrado, envia uma série de links para o aparelho.

O Mobvis consegue identificar os prédios em 80% dos casos, e o grande desafio é melhorar cada vez mais o software para que ele consiga comparar as fotos de seu banco de dados com as tiradas por celulares com câmeras de qualidade ruim.

A tecnologia do Mobvis quando for misturada com GPS permitirá fazer mapas mais inteligentes, usando conteúdo colaborativo. O que irá melhorar bastante o serviço, que já tem um nível de erros bastante baixo – em nenhum momento o aplicativo retorna links sobre o prédio errado, por exemplo. O Mobvis poderá ser usado também para atualizar automaticamente fotografias de mapas ao estilo "streetview" do Google, sem a necessidade de automóveis especiais. Todas as fotografias tiradas por pessoas que utilizassem este sistema seriam automaticamente combinadas para criar uma visão sempre atualizada de todos os locais.

Nenhum comentário: